Notícias ambientais

O Etanol americano pode aumentar o desmatamento da Amazônia

O Etanol americano pode aumentar o desmatamento da Amazônia

O Etanol americano pode aumentar o desmatamento da Amazônia
Por Rhett A. Butler. Traduzido por Christa Maas.

pt.mongabay.com
25/11/2008

De acordo com um dos principais peritos no assunto da Amazônia, a produção de etanol nos Estados Unidos pode contribuir para o desmatamento das florestas tropicais brasileiras.



Dr. Daniel Nepstad, do centro de pesquisa ” Woods Hole”, alertou que a crescente demanda de milho para a produção de etanol significa que mais milho e menos soja está sendo plantado nos Estados Unidos. O Brasil, maior produtor de soja do mundo está se aproveitando desta oportunidade para expandir o cultivo de soja. Atualmente, somente uma fração desta expansão de cultivo ocorre na floresta tropical da Amazônia. O problema é que o cultivo está aumentando nas áreas vizinhas do cerrado brasileiro, deslocando pequenos agricultores e produtores de gado, que por sua vez desmatam a selva para dar lugar a novos pastos e áreas de cultivo.



“Com a demanda crescente de milho para a indústria emergente do etanol, menos soja está sendo cultivado nos Estados Unidos e os preços da soja estão subindo.” Nepstad contou ao mongabay.com durante uma entrevista que será publicada no site na semana que vem. “No Brasil, as plantações de cana de açúcar estão crescendo no sul enquanto a produção de soja se dirige para o norte do país, ameaçando a Amazônia.”




Projeção da participação do Brasil e dos Estados Unidos no mercado de soja entre 2004-2015. Fonte: USDA, clique para aumentar.




Nos anos recentes, o cultivo de soja na Amazônia expandiu-se rapidamente devido à melhoria da infraestrutura na região e do aumento da demanda do biodiesel (a soja pode ser usada para a produção de biodiesel). Desde 1990, a área de plantio de soja nos estados da Amazônia cresceu em 14.1% ao ano (crescimento de 16.8% anualmente desde 2000) e agora abrange mais de 8 milhões de hectares. A soja está rapidamente virando o maior fator agravante do desmatamento na região; o já citado deslocamento de pequenos produtores para áreas da floresta está fornecendo o ímpeto para projetos de melhoria de infraestrutura—como a pavimentação da Rodoviária Cuiabá-Santarém l (BR-163)—que levará a desmatamento adicional.


    A taxa de desmatamento anual e expansão anual dos cultivos de soja para os estados da Amazônia brasileira entre 1990-2005. Nota-se que nos anos de 1995-1996 e de 1998-1999 o impacto foi negativo e não aparece no gráfico. Fonte: dados do governo brasileiro.

    Área total de desmatamento e dos cultivos de soja nos estados da Amazônia.
    Os cultivos de soja compõem somente uma pequena área do total do desmatamento, embora que o impacto da soja sobre o desmatamento esteja crescendo. Entre os vários fatores que causam aumento do desmatamento está o desenvolvimento de infraestrutura associada à expansão dos cultivos de soja e o deslocamento de pequenos agricultores.



    Observação: algumas fazendas de soja estão localizadas em áreas de floresta já desmatadas e nos ecossistemas dos cerrados vizinhos, portanto seria incorreto supor que os cultivos de soja têm um impacto real sobre o desmatamento somente a partir desse dado.




“Os cultivos de soja têm impacto direto sobre o desmatamento da floresta,” disse Dr. Philip Fearnside, renomeado cientista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) no Brasil. “Mas elas têm um impacto muito maior sobre o desmatamento por ocuparem terra já desmatada como a savana e florestas de transição, forçando agropecuários e agricultores que usam o sistema corte e queima a penetrar cada vez mais a fronteira da floresta. O cultivo de soja cria um ímpeto econômico e político chave para investimento em estradas novas e projetos de infraestrutura , que aceleram o desmatamento por outros agentes. ”



De acordo com uma pesquisa publicada no mês passado no Geophysical Research Letters, a expansão rápida do cultivo de soja cria outros riscos também. Uma equipe de cientistas liderados por Marcos Costa, da universidade federal de Viçosa no Brasil, descobriu que o desmatamento para o plantio de soja aumentou o reflexo da terra (albedo) e reduziu em quatro vezes o índice de chuva em lotes experimentais na Amazônia.



A ascensão rápida de Brasil como produtor de soja



Além da demanda elevada de soja, o fato que cientistas brasileiros desenvolveram uma nova variedade de soja que também floresce no clima da floresta tropical gerou um crescimento acima da média na produção de soja dos anos recentes, enquanto as empresa agricultoras converteram áreas extensivas de floresta tropical e de cerrado em fazendas industriais de soja. A exportação brasileira de soja deve crescer de 31% (2004-2005) para quase 60% da colheita em 2015-2016. Enquanto isso, de acordo com as projeções do departamento de agricultura dos Estados Unidos (USDA), a exportação de soja dos Estados Unidos deve cair de 46% em 2004-2005 para menos de 27% em 2015-2016. Os cultivos e a produção de milho devem aumentar, enquanto as de soja diminuem.



O crescimento da indústria de etanol está aumentando a demanda para milho nos Estados Unidos. Recentemente, o departamento de agricultura dos Estados Unidos anunciou que o uso nacional de milho por destiladores de etanol aumentará para 58% este ano apesar da safra recorde de 12.46 bilhões de bushel de milho. Atualmente, a capacidade norte-americana de produção de etanol é de 6 bilhões de galões, porém o governo espera dobrar este número até 2010.



Fatos sobre os bio-combustíveis (biodiesel) no Brasil



Global soybean exports, 1990-2015. Chart courtesy of the USDA. Clique para aumentar.





Global soybean production, 1975-2003. Chart courtesy of the USDA. Clique para aumentar.





Projected world share of the soybean market for Brazil and the United States, 2004-2015. Chart based on USDA data. Clique para aumentar.





Sugar production in Brazil, 1981-2005. Chart based on USDA data. Clique para aumentar.





Planted and projected soy and corn acreage for the United States, 1995-2017, 2004-2015. Chart based on USDA data. Clique para aumentar.





Planted and projected soy and corn acreage for the United States, 1995-2017. Chart based on USDA data. Clique para aumentar.




DEFORESTATION IN BRAZIL


English

Exit mobile version